Por Que Eu Sou Tímido? Conheça 3 Razões Reais De Sua Timidez

Por Que Eu Sou Tímido? Conheça 3 Razões Reais De Sua Timidez

Quando você é muito tímido, parece que está preso em uma caixa de vidro difícil de sair. Você pode ver e ouvir outras pessoas conversando entre si.

Mas às vezes quase sempre! você acha infinitamente difícil e até impossível se integrar da mesma maneira em uma conversa. Diga qualquer coisa, não importa o que seja. E então você se torna um espectador passivo em quase todas as conversas e grupos.

Quando somos extremamente tímidos, pode parecer mais um bloqueio físico do que emocional. Como se nosso cérebro estivesse enviando ordens aos nossos músculos que impossibilitavam expressar o que estamos pensando.

Dificuldade De Compartilhar Idéias

Mesmo se tivermos uma ótima idéia, uma frase relevante ou uma história engraçada na ponta da língua.

Parece que simplesmente não há como compartilhar essas idéias com outras pessoas.

No entanto, algumas pessoas consideram a introversão não uma coisa tão ruim. Pelo menos, quando você é muito tímido, nunca enfrenta a pergunta embaraçosa de por que fala tanto?

Uma História Para Contar

Mulher contando história para o homem

Acredite em mim, ouvindo que parece um inchaço na base do seu estômago. Lembro que em uma ocasião em que eu era criança, meu rosto começou a ficar vermelho e quente e todo mundo se virou para me ver. Eu me senti tão estúpido que não tinha nada de bom para responder a isso.

Tudo o que eu pude fazer foi permanecer em silêncio. Olhando para o chão com vergonha. Isso me afetou tanto que a partir daquele momento me senti muito tímido. No entanto, algum tempo depois, fui confrontado com uma pergunta igualmente dolorosa: “Por que você nunca diz nada?”

A coisa mais frustrante foi que eu também não tinha uma resposta para isso. Naquela época, eu não sabia que minha timidez havia surgido de um tremendo medo de sofrer outra humilhação pública.

Você provavelmente se sente assim muitas vezes

Então, agora eu vou compartilhar com você a razão pela qual você é tão tímido. Isso se baseia nos meus anos de experiência como psicóloga e com pessoas igualmente tímidas. Em seguida, depois de entender o porquê, superar a timidez se torna mais fácil e viável.

Aqui está a primeira coisa que você precisa entender:

A Timidez É Situacional

A timidez é vista pela maioria das pessoas como algum tipo de atributo de personalidade.

Você provavelmente já ouviu pessoas classificá-lo como “tímido”. Como se a timidez fosse permanente, como cor da pele ou nacionalidade. No entanto, não pense dessa maneira.

Você É Realmente Tímido O Tempo Todo?

Por que eu sou tímido. Jovem tímida sozinha

Se acha muito tímido com seus amigos mais próximos? Você é tão tímido quando fala com alguém atraente, como quando fala com alguém que não é tão atraente? Você se sente tão nervoso conversando com uma única pessoa quanto com um grupo?

A resposta, com certeza, é não. Por exemplo, você pode pesquisar no Google as pesquisas mais populares relacionadas à timidez, e perceberá que é um problema muito situacional.

As pessoas estão sempre buscando respostas sobre por que são tímidas em situações ou em torno de pessoas específicas. Como pessoas do sexo oposto, colegas de escola ou reuniões de trabalho.

Isso significa que a timidez é realmente situacional. É uma reação que você tem em relação ao meio ambiente e varia muito, dependendo das circunstâncias.

Jovens tímidos escondendo o rosto

Talvez se você encontrar alguém de quem goste ou tenha sentimentos intensos em uma festa, sua mente ficará literalmente em branco e você não fará ideia de como iniciar uma conversa.

Mas se você estiver tomando café com dois amigos íntimos e conversando sobre interesses comuns, talvez não tenha nenhum problema. Você pode até se sair bem na conversa com seu conhecimento sobre o assunto.

E se você está tendo um dia normal, certamente em alguns momentos você é mais ou menos tímido, dependendo da situação pela qual está passando.

Não é que você seja “uma pessoa tímida” apenas tem alguma dificuldade em se desenvolver em alguns ambientes específicos.

Para solucionar este problema, o primeiro passo é descobrir o que causa nossa timidez e superá-la. Portanto, a questão importante não é “Por que sou tímido?” mas “Quais situações me intimidam e quais não?”

Como você pode ver, essa é a realidade da timidez em 99% das pessoas. 

As 3 Principais Razões Pelas Quais As Pessoas São Tímidas

Explicarei alguns dos motivos mais comuns pelos quais alguém pode se tornar muito tímido em situações específicas.

Sem dúvida, existem algumas razões para que isso aconteça conosco, preste atenção em algumas que vou citar aqui e por quê.

Por Que Eu Sou Tímido: Razão 1

Por que eu sou tímido. Jovem tímida distante dos amigos

Razão 1 – Você Precisa De Um Alto Grau De Aceitação Ou Aprovação Da Outra Pessoa

Aqui está uma pergunta simples: quem está mais nervoso em uma entrevista de emprego, o entrevistador ou o entrevistado? Obviamente, é a pessoa que está sendo avaliada, como regra, ela está muito mais nervosa. Mas porque?

É bastante evidente na verdade. A pessoa que está sendo entrevistada precisa ou deseja o emprego. Em seguida, ele concentrará seus esforços na criação de uma boa impressão de si mesmo para contratá-lo.

Isso naturalmente gera um tipo de ansiedade no desempenho, que é a principal razão pela qual muitas pessoas se sentem nervosas antes e durante uma entrevista.

Da mesma forma, as pessoas tímidas precisam muito de aceitação, aprovação e validação por outras pessoas.

Muitas vezes, eles sentem que estão sendo avaliados em uma entrevista crítica. Mesmo se eles estão apenas se engajando em uma conversa casual.

Mas em uma entrevista de emprego em que a pessoa realmente não precisa do emprego e está apenas tentando melhorar suas chances, certamente não ficará tão nervosa porque não sentirá que perderá muito se não der certo.

Ausência de nervosismo

Paradoxalmente, essa ausência de nervosismo aumentará sua confiança e suas chances de causar uma boa impressão.

As pessoas tímidas ficam tensas e censuram o que querem dizer, porque têm medo de falar demais e dizer algo que causa uma má impressão. Em outras palavras, eles se preocupam tanto com o que o interlocutor acha que têm dificuldade em correr riscos.

Jovem tímido no sofá

Até acontece com as frases ou pontos de vista mais seguros. Quando você não precisar da aprovação da pessoa à sua frente, ficará mais relaxado e agirá de maneira mais natural. E sim, é exatamente isso que tornará essa pessoa como você ainda mais.

Então, o que causa esse medo desesperado de aprovação nas pessoas? De onde vem? Existem centenas de razões. Tantos, que às vezes é difícil apontar apenas um. Mas podemos ser guiados pelo exemplo abaixo:

Uma criança confiante deve mudar de escola. De repente, ele se vê em um ambiente totalmente novo em que nenhum de seus amigos anteriores se encontra, então as pessoas precisam gostar dele para conseguir novos amigos.

Isso pode levar à timidez situacional que se estende até vários aspectos da vida adulta. Na verdade, ouço histórias semelhantes com bastante frequência.

Talvez a criança tenha sido intimidada por pessoas de sua escola anterior, o que a faz se sentir sozinha e sem amigos. Isso também levará a uma necessidade desesperada de atenção que pode se tornar muito tímida.

“Outras pessoas nos mostram quem somos. Suas atitudes em relação a nós são o espelho no qual aprendemos a nos ver. Mas é um espelho distorcido. Talvez tenhamos muito pouca consciência do imenso poder do nosso ambiente social ”. – Allan Watts

Por Que Eu Sou Tímido: Razão 2

Por que eu sou tímido. Mulher gigante e mulher pequena

Razão 2 – Você Considera Que A Outra Pessoa Vale Mais Do Que Você

Vamos falar sobre a síndrome da garota gorda. Basicamente, isso significa que muitos caras que se sentem extremamente nervosos e retraídos ao interagir com uma garota bonita acham mil vezes mais fácil conversar com uma mulher de quem não gostam, porque ela é feia, gorda ou velha.

Isso ocorre porque o garoto tímido em questão realmente acredita que a menina bonita vale mais com base na aparência dele. Sim, já sabemos que isso não é politicamente correto e que todas as mulheres são lindas. Mas é assim que a psicologia humana inicial funciona.

Então, o que faz você considerar alguém valioso ou melhor que você?

A resposta nem sempre é tão simples quanto poderíamos imaginar. No entanto, percebi que absolutamente todo mundo tem um tipo de sistema interno de avaliação de pessoas.

Normalmente, o acima é baseado na beleza, popularidade ou status da outra pessoa. Se você acha que a outra pessoa tem “maior valor” que você, é provável que se sinta tímido diante dela.

Homem tímido sem conseguir conversar com sua pretendente

Agora pense nas pessoas em torno das quais você não se sente tímido. Talvez eles sejam desagradáveis ​​e raros. Talvez eles sejam ainda mais tímidos ou inseguros que você. Ou, inversamente, eles podem ser muito impopulares, mais jovens ou mais velhos que você.

Essas são as pessoas que você secretamente considera iguais ou inferiores a você. Portanto, quando você estiver com eles, provavelmente agirá com muito mais confiança e expressividade.

Portanto, preste atenção nas pessoas com quem você mais age com timidez e você perceberá quem talvez esteja supervalorizando. Suas ações refletem suas crenças inconscientes.

Normalmente, pessoas de alto valor se consideram assim porque podem “dar” algo a você. Talvez seja seu chefe, que pode lhe dar aprovação ou até um aumento. Talvez também possa ser alguém que você considera atraente e de quem deseja obter um relacionamento ou sexo.

Também pode ser uma pessoa com status ou boas conexões de quem você gostaria de obter algumas recomendações. Das pessoas que você considera de valor “baixo”, você realmente não está esperando muito. E essa é a razão pela qual você não sente vergonha deles.

Existem duas soluções possíveis para esse problema:

  • Aumente sua auto-estima
  • Abaixe as pessoas de pedestal falso em que elas estão

Na verdade, eles funcionam muito melhor quando você os implementa juntos.

Por Que Eu Sou Tímido: Razão 3

Por que eu sou tímido. Mulher escondendo o rosto

Razão 3 – Você Se Sente Desconfortável Consigo Mesmo

Timidez e insegurança sempre parecem andar juntas. Sentir-se inseguro consigo mesmo evitará ser o centro das atenções e a conexão com outras pessoas. Porque você não quer que as pessoas vejam o que faz você se sentir mal consigo mesma.

Durante anos, me senti extremamente insegura com meus dentes da frente tortos e protuberantes.

Muitas pessoas tímidas têm muitas inseguranças quanto à aparência física e sentem que são feias. Geralmente, eles se concentram em uma pequena falha em sua aparência, em vez de ver toda a imagem.

Deixe-me dizer, eu estive nessa posição. É um lugar muito miserável, para ser franco. A insegurança devora toda a sua confiança até você não deixar nada. 

Maneiras de superar

  • Algumas pessoas tímidas acham que são simples, chatas ou desinteressantes
  • Eles se sentem estúpidos porque não têm muitas habilidades de conversação
  • Eles sentem que são perdedores e que nunca podem ter amigos
Jovem com vergonha do tarzan

Tudo isso fará uma pessoa acreditar que, assim que for autêntico com outra pessoa, ela fugirá. Então eles escondem seu verdadeiro eu, tentam ser outra pessoa e geralmente falham miseravelmente.

Isso pode criar um círculo vicioso de insegurança e timidez. Mas alcançar um nível de autoconfiança e se sentir confortável consigo mesmo é mais fácil dizer do que fazer.

Como diz o ditado: Ficar sozinho é difícil, mas é pior estar cercado por pessoas e ainda se sentir sozinho.

Resumindo Quais são as circunstâncias em que você se sente tímido?

1: Isso pode acontecer quando você precisa da prova de outra pessoa; semelhante à ansiedade de uma entrevista de emprego que você realmente precisa.

2: Pode ter a ver com o quanto você valoriza a outra pessoa em relação a si mesmo; Se você tem baixa auto-estima ou tem o outro em um pedestal, a timidez provavelmente aparecerá.

3: Você se sente muito inseguro consigo mesmo; Como você considera que as pessoas se afastariam se você se apresentasse honestamente com elas, você prefere manter o perfil o mais baixo possível.

Agora você sabe quais são as principais razões pelas quais às vezes é difícil interagir.

Conclusão

A timidez pode fazer você não viver sua vida plenamente. Se você quer um parceiro, uma vida social melhor ou mais confiança no trabalho.

A timidez pode paralisar você. Mas você precisa entender que a timidez não é uma parte permanente e imóvel da personalidade. Você não é tímido. Você só fica tímido em certas ocasiões. Dependendo de quem você é, o que deseja obter e como se sente sobre si mesmo.

Como você pode ver, todos eles têm uma solução. Embora, é claro, esta solução envolva um esforço real de sua parte, você pode fazê-lo! a longo prazo, os resultados valerão a pena.

Você gostou do artigo? Você é uma pessoa tímida ou conhece alguém que é? Deixe-nos seus comentários.

Compartilhe também este artigo em suas redes sociais para que mais pessoas como você possam lê-lo.

Sobre o Autor

Bruna Silva
Bruna Silva

Olá, meu nome é Bruna Silva, sou Psicóloga e blogueira. Sou casada e me especializei na área de relacionamentos. Criei esse blog ajudar mulheres com várias dicas de relacionamento, moda e beleza.

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *